ensaios

a cidade me atravessa ¦ A cidade passa batida, sem freio, e leva de mim algumas partes da memória. Alguns fragmentos de alguma coisa que tem cheiro. Braços se batem. Pernas se esfregam. Sapatos de atropelam. Continue lendo...

a imaginação ¦ A imaginação vive à margem da Razão e da Realidade. Continue lendo…

a primeira cama de platão ¦ A diferença brutal entre ideologia e idéia está na liberdade. A ideologia se parece conosco: tem um nascimento. E ela nasce quando ganha de alguém um nome. Continue lendo…

como medir o imensurável? ¦ Captar, refletir, aprisionar, radiografar, dar forma estática ao fugidio é uma tarefa tão para-além da capacidade humana, e da sua ciência criatura, quanto tirar uma fotografia do vácuoContinue lendo…


tédio e razão instrumental ¦ O homem contemporâneo se sente só, sente que está perdendo tempo, perdendo oportunidades, perdendo a vida. E ele precisa ter! Compensa seu desespero com ter. E precisa de novidade – a todo instante. Continue lendo…

sobre colecionar borboletas ¦ Ainda que se deliciasse com os belos trechos de um quarteto de Schubert ou com um provocantemente sadio “concerto grosso” de Haendel seria catalogado como um defensor suspeito da cultura, bem abaixo dos colecionadores de borboletas. Continue lendo…

Você gosta de ler? ¦ O poder de reflexão e de avaliação que, para Bacon devem ser o fim da leitura, não se disassociam do prazer da leitura pela leitura, tampouco do fortalecer do Ego. Definitivamente, ler só engrandece e enriquece, independente do quê, do tema, do conteúdo. Continue lendo…

sobre vida eterna e nomes de rua ¦ Que será que há após o fim da vida? Por vezes duvido que algum sujeito em toda a história humana tenha deixado a vida sem se perguntar isto pelo menos uma vez. Continue lendo…

wells e huxley: pensadores do mundo ¦ Estava com alguns minutos de sobra e resolvi me entreter num sebo, a caminho do metrô. Como quem não quer nada (e tenho sempre a sensação quando entro em uma livraria de que, realmente, nada quero além de ficar por lá, como um voyeur), fiz duas ou três perguntas ao livreiro… Continue lendo…

sobre a fé moderna ¦ Segundo a wiki, Fé “é uma firme convicção de que algo seja verdade, pela absoluta confiança que pomos em algo ou alguém”. E ela continua, “a fé não carece de provas e de evidências”. Continue lendo…